LIP - Estágios de Verão
LIP - Estágios de Verão

 

LIP - Estágios de Verão

 

Julho-Setembro 2017  -  LIP, Lisboa, Portugal

 

O LIP em Lisboa oferece um programa de estágios de investigação para estudantes de Física ou de Engenharia Física no período de verão entre 1 de Julho e 15 de Setembro. Os estágios têm uma duração entre duas semanas e dois meses.
O programa inclui uma semana (17-21 de Julho) de palestras introdutórias em Física de Partículas e Astropartículas, detectores e métodos experimentais,  e de sessões tutoriais no uso de ferramentas de computação na análise de dados.
As inscrições estão abertas até 30 de Junho. Os estágios são atribuídos em função das disponibilidades, da experiência do estagiário, das preferências indicadas e da data de inscrição. A lista de estágios será publicada a 5 de Julho. Os estágios terão início após esta data.

 

Grupo ATLAS/LHC
A experiência ATLAS no LHC do CERN é uma das maiores aventuras científica e humana do século XXI. Cerca de três mil cientistas colaboram nas pesquisas de nova física para além do Modelo Padrão das Partículas Elementares. Em 2012 descobrimos o bosão de Higgs, outras descobertas poderão seguir-se. O grupo trabalha na análise dos dados da experiência nas áreas de física do Higgs e física de iões pesados, desenvolve algoritmos com processadores gráficos (GPUs) para a selecção de colisões em tempo real, e estuda as propriedades óticas de plásticos cintilantes e fibras ópticas para o Upgrade de alta luminosidade do calorímetro hadrónico TileCal.
Orientadores de estágios:   Helena Santos, Rui Pereira, Ricardo Gonçalo, Patricia Conde Muíño, Agostinho Gomes, João Gentil.
Contacto grupo:  Patricia Conde Muíño (patricia.conde.muino@cern.ch)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo Auger

O Pierre Auger Observatory instalado na Argentina é o maior detector de raios cósmicas de muito alta energia existente cobrindo um área de 3,000 km2. A pesquisa da origem cosmológica de partículas muito energéticas é um dos objectivos principais da experiência. O grupo do LIP interessa-se igualmente pelo estudo as propriedades da interacção primária da partícula com os núcleos da atmosfera a uma energia superior à do LHC. O grupo lidera o desenvolvimento de novas câmaras de RPC para a detecção de muões gerados nas cascatas atmosféricas.

Orientadores de estágios:   L. Cazon, F. Riehn, P. Assis, S. Andringa
Contacto grupo:  Pedro Assis (pedjor@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo CMS/LHC
A experiência CMS no LHC do CERN é uma das maiores aventuras científica e humana do século XXI. Cerca de três mil cientistas colaboram nas pesquisas de nova física para além do Modelo Padrão das Partículas Elementares. Em 2012 descobrimos o bosão de Higgs, outras descobertas poderão seguir-se. O grupo desenvolve a análise dos dados da experiência nas áreas de física do quark Top, física do Higgs, física do quark B, física SUSY, física dos acoplamento electrofracos e física de iões pesados. O grupo lidera o novo espectrómetro de protões “forward” (CT-PPS) integrado no detector CMS desde 2016 que permite a análise de interacções fotão-fotão no LHC, e desenvolve instrumentação para um grande “upgrade” dos detectores CMS – a realizar no período 2018 a 2023 – com vista à operação no futuro High-Luminosity LHC (HL-LHC).
Orientadores de estágios:   Michele Gallinaro, Giles Strong, Nuno Leonardo, Bruno Galinhas, João Seixas, Pietro Faccioli, Pedro Silva, Pedrame Bargassa, Cristovão Cruz e Silva,  Agostino di Francesco, Joao Varela
Contacto grupo:  Joao Varela (varela@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Cosmic Ray Lab
O Cosmic Ray Lab é um laboratório de ensino promovido e suportado pelo LIP, e instalado no IST, focado nas técnicas experimentais utilizadas na detecção e medida das partículas elementares, com ênfase nos raios cósmicos.
Orientadores de estágios:   Fernando Barão, Pedro Assis, Miguel Orcinha
Contacto grupo: Fernando Barão (barao@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo COMPASS

COMPASS é uma experiência de física de alta energias no Super Proton Synchrotron (SPS) no CERN. O objetivo desta experiência é o estudo da estrutura de hadrões e da espectroscopia de hadrões com feixes de muons e hadrões de alta intensidade.

Orientadores de estágios:   Catarina Quintans, Márcia Quaresma, Marcin Stolarski, Ana Sofia Nunes, Luís Silva, Celso Franco
Contacto grupo: Catarina Quintans (quintans@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo Heavy Ion Phenomenology
O grupo desenvolve modelos fenomenológicos de processos utilizados experimentalmente na caracterização do Quark-Gluon Plasma (QGP) produzido em colisões de iões pesados no LHC.

Orientador de estágios:   Liliana Apolinário (liliana@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo LATTES
LATTES é um novo detector de raios gama cósmicos atualmente em desenvolvimento que procura cobrir uma lacuna existente entre as medições de satélite e de solo. Um dos desafios de LATTES é ser capaz de distinguir os raios gama do fundo hadrónico muito intenso.
Orientadores de estágios:   Ruben Conceição, Bernardo Tomé, Mário Pimenta
Contacto grupo: Mário Pimenta (pimenta@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo Radiation in Space
O grupo realiza projectos em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) utilizando métodos de simulação para estimar as doses de radiação sofridas por componentes electrónicos nos satélites e fontes de radiação para caracterizar a deterioração induzida.
Orientadores de estágios P. Gonçalves, P. Assis
Contacto grupo: Patrícia Gonçalves (patricia@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<

 

Grupo SNO+
SNO+ é uma experiência de física de neutrinos localizado a 2km de profundidade numa mina em Sudbury (Canadá), que consiste em 780 toneladas de cintilador líquido e uma série de foto-sensores. O objetivo principal de SNO+ é entender se os neutrinos são as suas próprias anti-partículas ou não, procurando um decaimento muito raro do telúrio. Além disso, SNO+ procurará neutrinos do Sol, da Terra, reatores nucleares, supernovas, assim como pesquisas de sinais de física "exóticos". O grupo LIP está fortemente envolvido na análise de dados e calibrações.
Orientadores de estágios: Gersende Prior, Fernando Barao, Valentina Lozza
Contacto grupo: José Maneira (maneira@lip.pt)
>> Ver estágios disponíveis <<