A investigação conduzida pelo grupo de Fenomenologia do LIP faz a ponte entre teoria e experiência em física de partículas e astropartículas. As actividades do grupo, embora autónomas, centram-se nas áreas em que o LIP tem investigação experimental activa e visa identificar áreas em que o programa do LIP possa evoluir no futuro. O objectivo do grupo é aumentar o impacto do programa global de investigação do LIP, fornecendo investigação fenomenológica dedicada e de excelência. Os membros do grupo têm um excelente registo de publicações e elevada visibilidade internacional.
O grupo foi criado em janeiro de 2018, após um extenso processo de discussão interna no LIP. Resultou da junção de dois grupos existentes no LIP: Fenomenologia do LHC e Fenomenologia do Iões Pesados. Nesta primeira fase, o grupo está centrado em consolidar as suas linhas de investigação e a sua identidade. Ao mesmo tempo, a sua produção científica e capacidade de atrair estudantes têm sido fortalecidos. Esta combinação posiciona o grupo num rumo muito positivo de desenvolvimento e relevância dentro e fora do LIP.
Fotos
-
Heavy quarks and jets as probes of the QGP
-
Autor(es): Liliana Apolinário, Michael Winn, Yen-Jie Lee
-
Submissão: , Aceitação: , Publicação: 2022-11-22
-
Referência: Prog.Part.Nucl.Phys. 127 (2022) 103990
-
Flavour-Changing Neutral Scalar Interactions of the Top Quark
-
Autor(es): Nuno Castro, Kirill Skovpen
-
Submissão: 2022-10-18, Aceitação: 2022-11-16, Publicação: 2022-11-21
-
Referência: Universe 2022, 8, 609
Ver publicação
-
NNLO interpolation grids for jet production at the LHC
-
Autor(es): D. Britzger, A. Gehrmann-De Ridder, T. Gehrmann, E. W. N. Glover, C. Gwenlan, A. Huss, J. Pires, K. Rabbertz, D. Savoiu, M. R. Sutton, J. Stark
-
Submissão: 2022-08-15, Aceitação: 2022-10-06, Publicação: 2022-10-19
-
Referência: Eur.Phys.J.C 82 (2022) 10, 930
Ver publicação
-
Building a QCD parton shower
-
Autor(es): Diogo Costa, Ana Carolina Ribeiro
-
Submissão: 2022-10-17, Aceitação: 2022-10-17, Publicação: 2022-10-17
-
Referência: LIP-STUDENTS-22-05
Ver publicação