6ª Série de Problemas

Física III

L.E.G.I.

Série de problemas 6

 Problema 1       Corda Vibrante

Um astronauta na Lua quer medir o valor da aceleração da gravidade (g), medindo o tempo de ondas viajando num fio com uma massa suspensa.

Um fio de massa igual a 4.0 g e 1.6~m de comprimento tem uma massa suspensa de 12.0 Kg. Um sinal leva 18.05 ms a atravessar longitudinalmente o fio. Qual o valor calculado para g?

 Problema 2       Corda Vibrante

O limite elástico de um fio de aço cilíndrico de 0.2 mm de diâmetro é de 2.7 x 1010 N/m2.
a) Qual a velocidade máxima com que uma onda se pode propagar nesse fio sem o partir ? (densidade do aço é =7.86 g/cm3).
b) Se uma onda sonora emitida por essa corda, fixa nos seus extremos e vibrando no modo fundamental, for detectada com um comprimento de onda igual a 3 mm, qual o comprimento máximo possível para a corda?

 Problema 3       Corda Vibrante

Uma corda de um violoncelo tem 1 m de comprimento e uma densidade de 0.01 Kg/m. Se sujeita a uma tensão de 610 N,

a) Qual é a velocidade de propagação das ondas transversais na corda ?
b) Qual a frequência fundamental emitida por essa corda ? Qual o comprimento de onda da onda sonora emitida pela corda vibrando com a frequência fundamental ?
c) Como varia essa frequência ao longo de um concerto num auditório onde a temperatura vai subindo ? Justifique (considere que a densidade da corda não varia significativamente, o mesmo não se passando com a tensão...)
d) Qual é a potência necessária para fazer vibrar a corda com uma amplitude de 1 cm ?

 Problema 4       Batimentos, Corda vibrante

Um afinador de pianos está a tentar afinar o Dó central do piano, com uma frequência de 523 Hz, e ouve 3 batimentos por segundo, entre o oscilador de calibração e o som emitido pela corda.

a) Quais são as frequências possíveis de vibração da corda ?
b) Por qual percentagem deve a tensão na corda ser alterada, por forma a afinar correctamente a corda ?

 Problema 5       Refracção

Um nadador-salvador numa piscina encontra-se a 20 m da borda, quando nota uma pessoa a pedir socorro. Esta encontra-se a 100 m dele, as 10h00, isto é, a direcção de uma linha que os una fazendo um ângulo de 60 graus com a perpendicular à borda da piscina.

Se ele conseguir andar à velocidade de 6 km/h (não se corre nas piscinas) e nadar à velocidade de 3 km/h, para levar o mínimo tempo possível,

a) quais as distâncias a percorrer fora e dentro da piscina ?
b) quais os ângulos com que deve chegar à borda, e com que deve mergulhar ?

Se quiser, pode: