English Version

SNO no LIP

 

O Observatório de Neutrinos de Sudbury ("Sudbury Neutrino Observatory" - SNO) é um detector de Cherenkov de água pesada dedicado ao estudo de neutrinos, em particular aqueles que são produzidos no Sol. Está localizado num laboratório subterrâneo a 2070 m de profundidade na mina de níquel de Creighton (INCO, Ltd.) em Sudbury, na província de Ontário, no Canadá.

Todas as experiências de neutrinos solares realizadas até hoje detectaram apenas uma fracção do número esperado de neutrinos. Esta discrepância ficou conhecida como o Problema dos Neutrinos Solares.

Se as experiências estiverem correctas, então: ou o nosso conhecimento sobre o funcionamento do Sol está significativamente errado; ou os neutrinos produzidos mudam de sabor desde a sua produção no interior do Sol até chegarem à Terra, onde se observa uma diminuição do número de neutrinos do electrão.

O mecanismo preferido para esta mudança de sabor consiste nas Oscilações de Neutrinos, que implicam uma massa não-nula dos neutrinos e, por conseguinte, uma necessária extensão do Modelo Padrão da Física de Partículas (em que os neutrinos são considerados partículas sem massa).

SNO foi projectado para testar a hipótese da mudança de sabor dos neutrinos de modo independente dos modelos solares. A característica que distingue SNO e que torna possível este teste é o uso de àgua pesada como meio de detecção, o que permite a comparação entre as taxas de interacção com o deutério por correntes carregadas e correntes neutras.

 

Introdução a SNO SNOLAB: Novo Laboratório Subterrâneo Internacional
LIP logo Actividades no LIP Página Principal de SNO

questões/contactos Página adaptada a partir do
site da Carleton University