O Detector de Neutrinos SNO

O Observatório de Neutrinos de Sudbury (SNO) é um detector de Cherenkov de água pesada desenhado para detectar neutrinos solares do através de três reacções diferents o que lhe permite concluir se os neutrinos mudaram de sabor ou não desde que foram produzidos no Sol até à sua detecçao na Terra.
SNO usa 1000 toneladas de àgua pesada contidas numa esfera de acrílico de 12 m de diâmetro. A interacção dos neutrinos na àgua pesada produz impulso luminosos através do efeito de Cherenkov que são depois detectados por um conjunto de 9600 fotomultiplicadores montados numa estrutura geodésica que circunda a esfera de acrílico. O detector está imerso num volume de água leve (normal) em forma de barril, com cerca de 30 m de altura.

O detector SNO está localizado numa grande cavidade escavada no nível 6800 (profundidade em pés: equivalente a 2 km) da mina de Creighton, perto de Sudbury, na província de Ontário, Canadá. A mina Creighton, propriedade da empresa INCO, é uma mina de níquel em actividade desde 1901 e é uma das mais profundas do mundo.
Devido à profundidade da mina, o detector encontra-se protegido do ruído de fundo devido aos raios cósmicos.

Além disso, todos os materiais do detector foram escolhidos de forma a terem quantidades muito baixas de substâncias naturalmente radioactivas e o ambiente do laboratório é mantido o mais limpo possível. Isto é necessário de modo a reduzir os níveis de ruído de fundo devidos à radioactividade natural, que de outro modo poderia esconder o sinal muito fraco das interacçoes de neutrinos.