AMS

No espaço à procura de anti-matéria e

matéria escura!

Shuttle Endeavour on pad
AMS detector
AMS collaboration
 Notícias
 
3 de Abril de 2013
Os primeiros resultados públicos da colaboração AMS serão apresentados hoje no CERN pelo spokesman de experiência, Samuel Ting.
A apresentação poderá ser acompanhada através do link seguinte: link
25 de Maio de 2011
Veja aqui o resumo da instalação do detector AMS na estação espacial com imagens, bem como imagens de acontecimentos adquiridos no detector RICH. Já foram recolhidos mais de 150 milhões de acontecimentos.
19 de Maio de 2011 (actualização)
Funciona!!! Cerca das 10 H da manhã (15H PT) começaram a observar-se os primeiros  acontecimentos. A temperatura dos detectores atingirá o equilíbrio dentro de algum tempo, mas não causa preocupações. A frequência média de aquisição dos acontecimentos é de carca de 400 Hertz, variando entre 300 e 1200 Hertz ao longo da órbita. Com esta frequência adquirem-se cerca de 24000 eventos por minuto.


19 de Maio de 2011        
As operações de transferência de AMS para a ISS iniciam-se às 6h PT. Cerca das 5h (Houston) ou seja 10H PT  o detector será ligado. As primeiras horas serão dedicadas a recolocar o detector em funcionamento. Por exemplo, o funcionamento em pleno do detector de Cerenkov RICH implica a verificação de que este não perdeu a estanquicidade à luz exterior.
10 de Maio de 2011
O lançamento do vaivém Endeavour occorrerá no dia 16 de Maio às 13H56 de Portugal.
1 de Maio de 2011
Os trabalhos em torno da reparação do problema técnico ocorrido no vaivém continuam. Informações ainda não oficiais apontam para que o lançamento venha a ser adiado para 8 ou 9 de Maio. A NASA fará um ponto da situação ainda hoje.
Actualização: confirma-se o adiamento para não antes de 8 de Maio.
29 de Abril de 2011
O lançamento do Endeavour foi adiado pelo menos até segunda feira às 19H33 portuguesas. Pode ver aqui o vídeo com a explicação do problema ocorrido, dada pelo director de lançamentos do Vaivém Mike Leinbach. Trata-se de um problema com um termostato situado numa conduta de carburante que alimenta um turbogerador do sistema hidráulico.
27 de Abril de 2011
Comunicado de Imprensa
26 de Abril de 2011
Fotografias de AMS no interior do porão do vaivém Endeavour, antes do fecho das portas


Depois de cerca de uma década de desenvolvimento e testes o detector AMS vai ser colocado na estação espacial internacional (ISS). A experiência, na qual um grupo português do LIP/IST colabora desde 1997, irá ser transportada pelo space shuttle Endeavour naquela que será a sua ultima missão. O lançamento a partir do centro espacial Kennedy na Florida, terá lugar no próximo dia 29 de Abril pelas 20H47 de Portugal. Existe uma grande expectativa de que a experiência AMS venha a fornecer importantes contributos para uma melhor compreensão de dois dos grandes enigmas da física moderna:

  • Existe antimatéria no Universo?
  • De que é feita a matéria escura, constituinte de grande parte do Universo?

Para mais informações sobre a experiência veja os links abaixo, em especial o link "A experiência AMS em várias questões".

Para a obtenção de fotografias veja o link "Fotografias de AMS".


Informações sobre AMS
Vídeos

Outros Links

Instalação de AMS na Estação Espacial
A experiência AMS em várias questões
Página da colaboração AMS
Página do grupo AMS no LIP
Fotografias de AMS
Notícias de AMS na imprensa


AMS: Nasa project
AMS: uma longa viagem...
AMS: instalação na ISS


NASA TV: acompanhamento do lançamento
NASA: sumário da missão STS134
STS-134: Blog da missão
STS-134: Calendarização da missão
STS-134: spaceflightnow

Contactos:
Fernando Barão (barao@lip.pt)
Maria Luisa Arruda (luisa@lip.pt)
Rui Pereira (pereira@lip.pt)