Introdução
Procura-se neste trabalho estudar o movimento num plano inclinado, e determinar alguns atritos vários, usando o SUBÓDROMO.
As experiências a realizar são as associadas ao 'SUBA DESCENDO', para diferentes configurações.
Para obter mais informações sobre o funcionamento do subódromo, consulte o respectivo site.
Equipamento
SUBÓDROMO
1 base: plano inclinado por onde deslizará o carrinho, incluindo parafuso motorizado que permite regular a altura inicial e o ângulo de descida. 2 carrinhos: um com o motor retirado (atrito mínimo), outro com motor incorporado e possibilidade de actuação do travão electromagnético. 1 cabo de sinal 1 extensão de ligação eléctrica |
1 oscilocópio
Este guia experimental
Procedimento experimental
Experiência A
Se não estiver já, coloque a rampa com uma inclinação média...
1. Determine a inclinação do plano.
Altura no ponto mais baixo | Altura no início |
Comprimento do plano |
Estimativa
do ângulo (graus) : |
2. Objectivo 1:
Determinação do atrito mínimo.
Estime a aceleração que o carrinho deve ter, para a inclinação calculada anteriormente, considerando nenhum tipo de atrito. Em particular, estime a velocidade que o carrinho deve ter em diferentes pontos do percurso.
Aceleração
esperada, sem atrito ( m/s2 ) : |
||||||||||||||||||||||
Velocidades esperadas, sem atrito, em diferentes pontos do percurso:
|
Ligue a extensão eléctrica a uma tomada e o 'SUBÓDROMO' a essa tomada. Ligue o cabo de sinal ao canal-1 (CH-1) do osciloscópio digital.
Ligue o osciloscópio e para começar seleccione:
Coloque o carrinho sem motor (colocado) no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largue o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Amplitude
do sinal( V ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Aceleração
medida, média ( m/s2 ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Velocidades médias medidas em diferentes pontos do percurso, e tempo total:
|
Compare os resultados obtidos com os esperados. Determine a força de atrito global que trava o carro. Comente...
3. Objectivo 2:
Determinação do atrito médio, com o motor colocado.
Repita a parte final do Objectivo 1, colocando agora o veículo (com o motor colocado), no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largue o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Amplitude
do sinal( V ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Aceleração
medida, média ( m/s2 ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Velocidades médias medidas em diferentes pontos do percurso, e tempo total:
|
Compare os resultados obtidos com os esperados. Determine a força de atrito global que trava o carro. Comente...
4. Objectivo 3:
Determinação do atrito máximo, com o motor colocado, e o travão electromagnético accionado.
Repita a parte final do Objectivo 1, colocando agora o veículo (com o motor colocado, e o travão electromagnético accionado), no cimo do plano inclinado.
Se for preciso, aumente
a inclinação do plano para valores substancialmente mais elevados.
Se for o caso,
refaça as contas para a inclinação da rampa:
Altura no ponto mais baixo | Altura no início |
Comprimento do plano |
Estimativa
do ângulo (graus) : |
Aceleração
esperada, sem atrito ( m/s2 ) : |
||||||||||||||||||||||
Velocidades esperadas, sem atrito, em diferentes pontos do percurso:
|
Seleccione 'Single seq.', largue o carrinho, conte o número de picos e compare com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Amplitude
do sinal( V ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Aceleração
medida, média ( m/s2 ) : |
|||||||||||||||||||||||||
Velocidades médias medidas em diferentes pontos do percurso, e tempo total:
|
Compare os resultados obtidos com os esperados. Determine a força de atrito global que trava o carro. Comente...
Experiência B
Coloque a rampa na inclinação
máxima. Use o veículo com o motor colocado (com e sem travão
electromagnético).
1. Objectivo 1: Determinação da inclinação da rampa
Ligue a extensão eléctrica a uma tomada e o 'SUBÓDROMO' a essa tomada. Ligue o cabo de sinal ao canal-1 (CH-1) do osciloscópio digital.
Ligue o osciloscópio e para começar seleccione:
Coloque o carrinho (com motor colocado) no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largar o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Coloque o carrinho (com motor colocado e travão electromagnético accionado) no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largar o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Carrinhos:
|
com motor | c/ motor e TRAVÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Amplitude
do sinal( V ) : |
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Aceleração
medida, média ( m/s2 ) : |
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Velocidades médias medidas em diferentes pontos do percurso, e tempo total:
|
Estime a inclinação do plano, tendo em conta os atritos relevantes para cada tipo de veículo, e usando os dados obtidos.
Carrinhos: |
com motor | c/ motor e TRAVÃO |
Estimativa
da Inclinação do plano: |
As inclinações para os dois veículos são compatíveis entre si ?
2. Determine a inclinação do plano.
Altura no ponto mais baixo | Altura no início |
Comprimento do plano |
Estimativa
do ângulo (graus) : |
Compare os resultados obtidos anteriormente com os calculados aqui. Comente...
Experiência C
Coloque a rampa na inclinação
mínima razoável. Use o veículo com e sem o motor colocado.
1. Objectivo 1: Determinação da inclinação da rampa
Ligue a extensão eléctrica a uma tomada e o 'SUBÓDROMO' a essa tomada. Ligue o cabo de sinal ao canal-1 (CH-1) do osciloscópio digital.
Ligue o osciloscópio e para começar seleccione:
Coloque o carrinho (com motor colocado) no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largar o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Coloque o carrinho (com motor colocado e travão electromagnético accionado) no cimo do plano inclinado, seleccione 'Single seq.', largar o carrinho.
Contar o número de picos e comparar com o número de sensores.
Ajustando as escalas de tempo (time/div) e de tensão, tente medir a amplitude média do sinal.
Meça os tempos entre picos sucessivos, para os primeiros picos (velocidade inicial) e para os últimos (velocidade final), e nos pontos escolhidos em cima.
Meça o tempo total que leva o veículo a descer a rampa.
Carrinhos:
|
com motor | sem motor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Amplitude
do sinal( V ) : |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Aceleração
medida, média ( m/s2 ) : |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Velocidades médias medidas em diferentes pontos do percurso, e tempo total:
|
Estime a inclinação do plano, tendo em conta os atritos relevantes para cada tipo de veículo, e usando os dados obtidos.
Carrinhos: |
com motor | sem motor |
Estimativa
da Inclinação do plano: |
As inclinações para os dois veículos são compatíveis entre si ?
2. Determine a inclinação do plano.
Altura no ponto mais baixo | Altura no início |
Comprimento do plano |
Estimativa
do ângulo (graus) : |
Compare os resultados obtidos anteriormente com os calculados aqui. Comente...