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FÍSICA III L.E.Gestão I. Professor responsável: PEDRO ABREU 2º Exame e 2º Teste 2001/02/17, 9h00 Duração: 2h30 (Exame) ou 1h30 (Teste: só 3, 4 e 5) |
Constantes e propriedades úteis | |||
Carga do electrão | 1.6 x 10-19 C | 1 eV/c2 | 1.78 x 10-36 Kg |
Massa do electrão | 9.1 x 10-31 Kg | Constante de Planck | 6.626 x 10-34} Js |
GN | 6.673x10-11 m3 kg-1 s-2 |
T.Gauss para G: ![]() ![]() |
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MT | 5.97x1024 Kg | RT | 6.376x106m |
Superf.cubo | 6a2 | Volume cubo | a3 |
Superf.cilindro | 2![]() ![]() ![]() |
Volume cilindro | ![]() |
Superf.esfera | 4![]() |
Volume esfera | 4/3 ![]() |
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dif. de fase = 2![]() ![]() |
(4.0) 1) |
Considere o planeta Terra como uma esfera
homogénea de densidade (2.0) a) Qual a força sentida por uma massa de 1 kg, e o valor da sua Energia Potencial (admitindo que infinitamente longe esta seria nula), em função da distância ao centro, r? (1.0) b) Se a massa da Terra estivesse distribuída em camadas homogéneas, de densidades respectivamente iguais a
qual seria o valor do campo gravítico em função da distância ao centro da Terra (módulo, direcção e sentido)? (1.0) c) Nas condições do problema anterior, qual seria a energia potencial de uma massa de 1 kg em função da distância ao centro (admitindo que seria nula infinitamente longe da Terra)?
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(4.0) 2) |
Um comboio
com velocidade constante v=30 m/s precorre uma região
em que existe um fortíssimo campo magnético B=20 T (sempre perpendicular
ao chão e orientado de baixo
para cima). Suponha que ligando os carris algures muito à frente do
comboio, está colocada uma barra condutora, de resistência
desprezável (despreze também a resistência eléctrica dos
carris, distanciados entre si de 1 m).
Admita que os eixos das rodas do comboio são todos fracamente condutores,
cada conjunto de 1 eixo e duas rodas com resistência
R=16
![]() (1.0) a) Se substituísse todos os eixos do comboio por um único eixo, qual teria de ser a sua resistência eléctrica equivalente? (1.5) b) Qual a variação no tempo do fluxo magnético que atravessa a área englobada pelo circuito fechado constituído pelos carris, a barra sobre estes e os eixos do comboio (despreze o comprimento do comboio)? (1.5) c) Qual a intensidade, direcção e sentido da corrente induzida pelo movimento do comboio nos carris?
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(4.0/6.0) 3) |
Uma película de Fluoreto de Magnésio, de índice de
refracção n=1.38 e espessura
d=0.1![]() (1.0/1.5) a) Qual o comprimento de onda para o qual a intensidade reflectida é máxima (primeiro máximo)? E qual o comprimento de onda para o qual essa intensidade é mínima (primeiro mínimo)? (3.0/4.5) b) Cai uma gota de óleo, de índice de refracção n=1.5, cobrindo uniformente a lente (isto é, que cobre a película sobre a lente).
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(4.0/7.0) 4) |
Num colisionador de muões em estudo, aceleram-se estas partículas
elementares
primas do electrão (em tudo iguais excepto na massa, que
para os muões é m=1.06 x 108 eV/c2, ~= 201 vezes
a massa do electrão), até energias próximas de E=1 TeV (1012 eV).
(1.0/1.5) a) Qual a velocidade aproximada dos muões? (se não fez esta alínea, assuma nas seguintes o valor v=0.9995c)
(1.0/2.0) b) Sabendo que a vida média do muão no seu referencial próprio
é (1.0/2.0) c) Se no acelerador medíssemos o tamanho dos muões como sendo d=10-18 m, qual seria o tamanho respectivo no seu referencial próprio? (1.0/1.5) d) Se um muão destes falasse com frequência da onda sonora f=500 Hz, conseguiríamos nós ouvi-lo quando se dirigisse para nós (justifique)? Se sim, com que frequência?
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(4.0/7.0) 5) |
Um laser de luz laranja emite num comprimento de onda aproximadamente igual a
600~nm. Considere um modelo para o laser em que os fotões são emitidos
devido a transições de electrões entre os níveis de energia n=2 e n=3,
numa caixa de paredes infinitas.
(1.0/1.0) a) Se um estudante da L.E.G.I. se aproximar deste laser no seu
Berrari recentemente oferecido e observar luz azul
( (1.5/3.0) b) Qual a diferença de energia entre os níveis referidos?
(1.5/3.0) c) Qual a largura da caixa que é compatível com este laser? (sugestão: dentro da caixa, onde os electrões estão confinados, a função potencial U é nula! Pense na relação entre energia e momento (desprezando a relatividade), entre este e o comprimento de onda, e finalmente pense nos comprimentos de onda possíveis para uma caixa de largura a) |