LIP, Lisboa e
Instituto Superior Técnico


Com as Mãos nas Partículas
Masterclasses Europeias para Estudantes do Ensino Secundário 2008

Home

































Objectivos

Pelo quarto ano consecutivo o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com o Instituto Superior Técnico, irá organizar as Master Classes no IST, Lisboa, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos na área da Física de Partículas Elementares. A ideia é mostrar a esses jovens o tipo de actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas.

Este ano as Master Classes em Portugal terão simultaneamente lugar no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e em outros locais na Europa no sábado dia 8 de Março. O plano de realização das Masterclasses em cada instituto envolvido pode ser consultado no site internacional das Masterclasses.

As actividades começarão com um "curso de treino" onde são ensinados  os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos, podendo também haver uma palestra convidada sobre um tema actual de Física. Numa segunda parte serão fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em LEP no CERN,  sendo solicitada a sua classificação por categorias (decaimentos hadrónicos, e+e-, mu+mu-, etc), obtendo-se no final após as devidas correcções uma estimativa das fracções correspondentes a cada tipo de decaimento. Os resultados serão depois combinados entre os vários grupos e discutidos em video conferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades Portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.

A acção decorrerá durante a manhã e tarde do sábado dia 8 de Março e será organizado um almoço nas instalações universitárias para todos os participantes.

Esta acção visa sobretudo alunos dos 10º, 11º e 12º anos, especialmente motivados para a disciplina de Física, pelo que antecipamos que em cada escola exista um número pequeno de alunos interessados em participar.

Devido à disponibilidade de material informático a acção está limitada em cada local.

Os alunos poderão deslocar-se isoladamente às instalações do Instituto Superior Técnico ou acompanhados pelo seu docente, que nesse caso também está convidado para assistir às actividades e participar no almoço de confraternização.