Conteúdo
  

Introdução   

1. O que são raios cósmicos?   

2. O espectro de energia dos raios cósmicos   

3. Cascatas de partículas na atmosfera terrestre   

4. Detecção de cascatas de partículas   

5. Resumo   

Dicionário
Página principal
Introdução

     Este texto é uma introdução aos conceitos físicos por detrás do projecto do Telescópio de Raios Cósmicos. O texto foi organizado em cinco parágrafos pequenos que procuram usar linguagem corrente de forma a ser acessível ao maior número de pessoas possível. Ao longo do texto há chamadas para um maior aprofundamento das questões através da seguinte figura:

Saber +

Ao carregar com o botão esquerdo do rato sobre estas imagens abrir-se-ão novas janelas com explicações mais detalhadas sobre cada assunto e com algumas fontes de informação. As fontes de informação são apresentadas no final destes textos suplementares sob a forma de tabelas. Optou-se por usar um código de cores para distinguir entre as fontes de nível elementar e as fontes que exigem mais conhecimentos.

     Para escolher o parágrafo do texto que deseja ler basta carregar com o botão esquerdo do rato na entrada correspondente do índice apresentado à esquerda do ecrã. Na área maior aparecerá automaticamente o texto.

     Ao longo do texto sublinharam-se os termos técnicos. Estes podem ser esclarecidos com o auxílio de um pequeno dicionário que é apresentado numa página auxiliar. Para procurar a entrada correspondente a um termo desconhecido basta carregar com o botão esquerdo do rato sobre a palavra que o dicionário posiciona-se automaticamente sobre a definição correspondente.

     Todas as sugestões para melhorar, completar ou simplificar este texto introdutório são bem-vindas. Enviem-nas para o fórum de discussão.

     Boa leitura!

Topo