Organização

LIP Coimbra

 

LIP

 p;

Universidade de Coimbra

 

Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra

 

Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra

 

 

Escola de Verão - 'Como ser Astronauta'

 

20 a 24 Julho  -  Coimbra - Portugal

 

Organizada pelo LIP de Coimbra e pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC e integrada na Universidade de Verão da Universidade de Coimbra, esta escola terá uma duração de cerca de 5 dias e será dirigida a ~ 40 alunos do secundário

O objetivo principal é motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da ESA que ocorrerá no final da década. Através das atividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de seleção de astronautas.

A escola será dividida em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção: fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas. No âmbito do módulo da formação técnica e científica pretende-se colocar em contacto alunos e empresas nacionais com ligação ao setor espacial. Pretende-se também gerar sinergias entre instituições nacionais que poderão dar apoio aos futuros candidatos durante o processo de seleção: FCT Space Office, universidades, laboratórios de estado, equipas médicas, escolas, etc.