O CERN felicita François Englert e Peter Higgs
pela atribuição do Prémio Nobel da Física



Genebra, 08 de outubro de 2013.

O CERN felicita François Englert, da Universidade Livre de Bruxelas e Peter Higgs da Universidade de Edimburgo, pela atribuição do Prémio Nobel da Física “pela descoberta teórica do mecanismo que contribui para o nosso entendimento da origem da massa das partículas sub-atómicas, e que foi recentemente confirmado através da descoberta da partícula fundamental prevista pelas experiências ATLAS e CMS no Large Hadron Collider no CERN”. A descoberta da partícula de Higgs foi anunciado pelas experiências ATLAS e CMS a trabalhar no LHC do CERN em 4 de julho do ano passado.


"Estou encantado que o Prémio Nobel deste ano tenha sido atribuído à física de partículas",

disse o diretor-geral do CERN Rolf Heuer.

"A descoberta, no CERN, do bosão de Higgs no ano passado, que valida o mecanismo Brout - Englert - Higgs , marca o culminar de décadas de esforço intelectual por muitas pessoas no mundo inteiro."

O mecanismo Brout - Englert - Higgs ( HEB ), foi proposto pela primeira vez em 1964, em dois artigos publicados de forma independente , o primeiro pelos físicos belgas Robert Brout e François Englert , e o segundo pelo físico britânico Peter Higgs. Ele explica como a força responsável pelo decaimento radioativo “beta” é muito mais fraco do que a interação eletromagnética, mas é mais conhecido como o mecanismo que confere massa às partículas fundamentais. Um terceiro estudo, publicado pelos norte-americanos Gerald Guralnik e Carl Hagen com seu colega britânico Tom Kibble contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da nova ideia, que agora constitui uma parte essencial do Modelo Padrão da física de partículas. Como foi apontado por Higgs, uma previsão fundamental da ideia é a existência de um bosão maciço de um novo tipo, que foi descoberto pelas experiências ATLAS e CMS, no CERN, em 2012.

O Modelo Padrão descreve as partículas fundamentais de que nós e toda a matéria visível no universo são constituídos, juntamente com as interações que regem o seu comportamento. É uma teoria extremamente bem sucedida que tem sido exaustivamente testada, ao longo de muitos anos, pela experiência. Até ao ano passado, o mecanismo de HEB foi a última peça do modelo a ser verificada experimentalmente. Agora que ele foi encontrado, as experiências do CERN estão a ansiosamente à procura da física para além do Modelo Padrão .

A partícula de Higgs foi descoberta pelas colaborações ATLAS e CMS que, individualmente, envolvem mais de 3000 pessoas de todo o mundo. As colaborações construíram instrumentos sofisticados - detectores de partículas - para estudar colisões de protões no LHC do CERN, que é um instrumento muito complexo e que envolve muitas pessoas e institutos na sua construção.

O CERN vai realizar uma conferência de imprensa às 14:00 CET de hoje no “Globe of Science and Innovation”. Para aqueles que não puderem comparecer, será transmitido via webcast. Quaisquer questões da Imprensa podem ser enviadas pelo Twitter com a hashtag # BosonNobel .


Contato


CERN Press Office:
press.office@cern.ch,
+41 22 767 34 32, +41 22 767 21 41
http://www.cern.ch/Press,

LIP Outreach Coordinator:
Pedro Abreu, abreu@lip.pt, 969 032 599

Siga em:
www.cern.ch, http://twitter.com/cern/, http://www.youtube.com/user/CERNTV, http://www.quantumdiaries.org/



Participação Portuguesa

Portugal aderiu ao CERN a 1 de janeiro de 1986, ano em que foi criado o LIP para congregar os esforços das equipas portuguesas a trabalhar nas experiências do CERN. O LIP participa ativamente nas experiências ATLAS e CMS, desde o seu início há mais de 20 anos, tendo os seus elementos contribuído diretamente para as investigações que levaram à descoberta do bosão de Higgs.


Contactos

  • Amélia Maio, amelia@lip.pt, responsável pela participação portuguesa na experiência ATLAS,
    Investigadora do LIP e Prof. Associada da FCUL
  • João Varela, joao.varela@cern.ch, responsável pela participação portuguesa na experiência CMS
    (e vice-diretor de CMS em 2012 e 2013), Investigador do LIP e Prof. Associado do IST

  • Gaspar Barreira, gaspar@lip.pt (contatar via sandra@lip.pt, 217 973 880)
    director do LIP e delegado português ao Conselho do CERN
  • Pedro Abreu, abreu@lip.pt, Investigador e Coordenador para a divulgação no LIP e Prof. Auxiliar no IST.







Eventos candidatos a Higgs

ATLAS event

Candidato a Higgs decaindo em 4 electrões observado pela experiência ATLAS em 2012.

CMS event

O evento mostra as características esperadas de um decaimento de um bosão de Higgs do modelo padrão num par de fotões.


Jornada Cientifica de 20 anos

24 de Outubro 2012

 

LIP

"Memorandum of the Portuguese participation in the LHC experimental program"

Este documento fornece um resumo da participação portuguesa no LHC entre o período 1992-2012.
O esforço científico foi empreendido pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) em coordenação e com o suporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A diversidade e a dimensão do programa organizado no âmbito do LHC Leitmotiv, bem como a excelência dos resultados obtidos, são o reflexo de uma politica cientifica madura e consistente, representado um caso de sucesso para a ciência e a tecnologia em Portugal.
Neste documento é feita uma tentativa para descrever as linhas orientadoras do programa e os resultados obtidos, fornecendo elementos para uma avaliação desta área fundamental na investigação no nosso país e mostrando caminhos para o futuro.

O memorando está disponível para download no link http://www.lip.pt/higgs/index.php?option=9

 

Ciência Viva

Café de Ciência na Assembleia da República

Os recentes desenvolvimentos científicos no CERN despertaram o interesse e a curiosidade dos media e da sociedade em geral.
Os dados obtidos no LHC, acelerador de partículas instalado a 100 metros de profundidade na fronteira Franco-Suíça, apontam para a existência de uma nova partícula compatível com o bosão de Higgs, uma das peças em falta no puzzle da actual Física de Partículas.

Iniciativa "Ciência Viva". Mais informações em www.cienciaviva.pt/divulgacao/cafe/2012higgs.asp

 


Seminário Científico no CERN

4 de Julho 2012

 

CERN

Um seminário científico teve lugar no CERN no passado dia 4 de Julho 2012 às 9:00CEST onde as experiências ATLAS e CMS apresentaram resultados preliminares na pesquisa do bosão de Higgs com os dados recolhidos este ano.

Os seminários no CERN foram seguidos através de webcast em http://webcast.cern.ch.

Neste contexto o LIP conjuntamente com a FCUL e o IST organizaram os seguintes seminários:

No dia 4 de Julho, às 16h, no anfiteatro 8.2.38 do edifício C8 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, teve lugar o colóquio intitulado "Resultados da pesquisa do bosão de Higgs na experiência ATLAS do LHC", por Amélia Maio (responsável pelo grupo português, do LIP, em ATLAS), Patrícia Conde Muiño e Pedro Ferreira, seguido de debate moderado por Augusto Barroso.
http://www.fc.ul.pt/pt/evento/04-07-2012/resultados-da-pesquisa-do-bos%C3%A3o-de-higgs

No dia 5 de Julho, 15h, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico uma palestra com o título “Resultados recentes na pesquisa do Higgs no CERN” pelo Prof. Joao Varela, vice-director da Experiência CMS no LHC, destinada a investigadores, estudantes e público em geral.
http://www.ist.utl.pt/pt/eventos/2012/7/Resultados_recentes_na_pesquisa_do_Higgs_no_CERN__Palestra_pelo_ProfJoao_Varela

 

CERN Press Release:
http://press.web.cern.ch/press/PressReleases/Releases2012/PR16.12E.html

 

ATLAS
http://www.atlas.ch/news/2012/ATLAS-Higgs-upcoming-update-july-4-2012.html

 

CMS
http://cms.web.cern.ch/news/july-4th-seminar-new-cms-higgs-search-results